Menu

República Dominicana: guia para visitar Punta Cana, Santo Domingo, Bayahibe e muito mais

República Dominicana: um guia completo para você visitar Punta Cana, Santo Domingo, Boca Chica, La Romana, Bayahibe, Isla Saona e Playa Dominicus

República Dominicana

República Dominicana: um guia completo para você visitar Punta Cana, Santo Domingo, Boca Chica, La Romana, Bayahibe, Isla Saona e Playa Dominicus
Terminei o ano de 2023 realmente cansada - a correria de fim de ano e o excesso de trabalho me deixaram exaurida - e eu estava realmente precisando de uns dias de FÉRIAS antes de começar uma VIAGEM. 

Vocês entendem a diferença entre "férias" e "viagem"? Já escrevi um texto sobre isso aqui no blog, não vou me repetir aqui, mas, pelamor, vocês têm que concordar comigo que férias são férias, viagem é outra coisa kkkkk...

Então, quando comentei que íamos passar uns dias de vagabundagem na República Dominicana, quem me conhece bem até estranhou, e me disseram: "Vocês, socados num resort all inclusive, sem nada interessante pra conhecer, só curtindo praia?? Sei não, hein, tu não vai gostar!"

E simmm, confesso que eu também tinha essa percepção da República Dominicana, e que até estava ansiando por um 'dolce far niente' assim. 

Mas o que eu quero dizer aqui - e essa é a minha 1ª dica sobre o país, é que eu logo entendi que a República Dominicana NÃO SE RESUME a Punta Cana, minha gente!!

Essa ideia de que a República Dominicana se resume a resorts é a coisa mais equivocada do mundo! Nós exploramos boa parte do país e não ficamos em nenhum resort - o orçamento da viagem não estava para tanto kkkkk...

A República Dominicana também tem Bayahibe, Isla Saona, tem Playa Dominicus, tem La Romana, tem Boca Chica e, especialmente, tem Santo Domingo, a capital e 1ª cidade colonial do continente americano - com um centro histórico fofíssimo que nos encantou e, sem nenhuma dúvida, foi nosso lugar favorito por unanimidade na República Dominicana!

Assim, minha 1ª dica para quem vai ao país onde Colombo 1º desembarcou é: tente conhecer um pouco mais da REAL República Dominicana - porque, honestamente, preciso dizer: quem conhece apenas Punta Cana não viu NADA da República Dominicana. 

Punta Cana é um mundo à parte, construído para apetecer ao palador dos gringos, e não tem nada a ver com o restante do país! 

Nem os "colmados", que são a maior instituição da República Dominicana, nós não vimos em Punta Cana! Ficando apenas em Punta Cana, você corre o risco de visitar a República Dominicana e não experimentar uma comida típica, não tomar uma cerveja Presidente ou não ouvir uma bachata! 

Seriam boas férias, mas um desperdício de viagem 🤷‍♀️

Neste post, você vai encontrar um guia completo da República Dominicana, para visitar Punta Cana, Santo Domingo, Boca Chica, La Romana, Bayahibe, Isla Saona e Playa Dominicus.

Leia mais:

República Dominicana
essa é a imagem que todo mundo lembra quando se fala em República Dominicana, mas o país caribenho não se resume a praias paradisíacas e palmeiras

República Dominicana
a Zona Colonial da capital Santo Domingo foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO

República Dominicana
os "colmados", que são a maior instituição da República Dominicana, nós não vimos em Punta Cana

República Dominicana
seria um pecado passar férias na República Dominicana e não dar uma esticadinha até a Isla Saona

República Dominicana
se você ficar apenas num resort em Punta Cana, corre o sério risco de visitar a República Dominicana e não ouvir uma bachata!

República Dominicana
ou, pior ainda, visitar a República Dominicana e não tomar uma cerveja Presidente! 😂

Sobre a República Dominicana

República Dominicana fica na Ilha de Hispaniola, que se divide entre 2 países: Haiti (a oeste no mapa) e República Dominicana (a leste). Faz parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Caribe. 
Você sabia que existe uma única outra ilha no Caribe que é compartilhada por 2 países? Sim, St Maarten!

República Dominicana
a Ilha de Hispaniola se divide entre 2 países, Haiti e República Dominicana

É um país caribenho, conhecido por suas praias, música, resorts e campos de golfe. 

O seu território é um dos mais geograficamente diversificados da região, compreendendo florestas tropicais, savana e também montanhas (!!), inclusive o Pico Duarte que, com 3.175m, é a montanha mais alta de todo o Caribe, além do maior lago da região, o Lago Enriquillo. 

A capital da República Dominicana - Santo Domingo - tem monumentos deixados pela colonização espanhola, como a Catedral Primada da América, uma construção gótica de 5 séculos atrás na Zona Colonial.

Para saber tudo sobre a República Dominicana, o melhor site que encontrei foi o Visit Dominican Republic

Tanto em área, quanto em população, a República Dominicana é o 2º maior país do Caribe (depois de Cuba), com uma população aproximada de mais de 11 milhões de habitantes, dos quais mais de 1 milhão vivem na capital, Santo Domingo.

A República Dominicana é também o destino mais visitado de todo o Caribe, com seus campos de golfe perfeitos o ano inteiro, praias paradisíacas e uma capital que foi o 1º polo de desenvolvimento urbano do continente, na Zona Colonial, área declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A ilha tem uma temperatura média de 26°C e grande diversidade biológica.  A música e o esporte são de grande importância na cultura local, sendo o merengue e a bachata a dança e a música nacionais, respectivamente, e o basebol o esporte favorito.

República Dominicana
a capital Santo Domingo foi o 1º polo de desenvolvimento urbano da América, e tem uma catedral com mais de 500 anos

República Dominicana
La Romana é um importante destino de cruzeiros no Caribe

República Dominicana
vista aérea da Ilha de Hispaniola na chegada à República Dominicana

Melhor época para viajar à República Dominicana

A República Dominicana tem uma topografia diversificada, que faz com que o clima no país tenha grandes variações ​​em curtas distâncias, sendo considerado o clima mais variado de todas as Antilhas.

A temperatura média anual no país é de 26°C, mas, em lugares mais elevados, a temperatura média é de 18°C, enquanto que, no nível do mar, está próxima dos 28°C. Mas eles já registraram temperaturas de 0°C nas montanhas, inclusive com neve no cume do Pico Duarte, e também temperaturas altas, de 40°C!

Janeiro e fevereiro são os melhores meses do ano para viajar à República Dominicana, se você for considerar apenas o clima, enquanto que agosto é o mês com temperaturas mais amenas. 

A estação úmida da costa norte dura de novembro a janeiro. Em outros lugares, a estação úmida se estende de maio a novembro.

Ciclones tropicais atingem a República Dominicana a cada 2 anos, com os maiores impactos na costa sul. Furacões são mais prováveis entre agosto e outubro. O último grande furacão que atingiu o país foi o furacão Georges, em 1998.

A República Dominicana tem mais de 1.600Km de litoral ao norte, leste e sul, e o clima é considerado tropical

As chuvas geralmente duram pouco.

Para ler mais sobre a melhor época para viajar a Punta CanaOnde ficar em Punta Cana

República Dominicana

Passagens aéreas de/para a República Dominicana

Nesta viagem infelizmente nós tivemos que comprar 2 passagens aéreas diferentes, porque ficava muito caro comprar voos "open jaw" - aqueles que tu compra ida para um lugar e volta de outro. 

Então compramos voos ida e volta de Porto Alegre para a República Dominicana (para Punta Cana, porque era mais barato do que os voos para a capital Santo Domingo) e voos da República Dominicana (Santo Domingo) para a Guatemala ida e volta. 

Se fôssemos comprar passagens aéreas Porto Alegre - República Dominicana - Guatemala - Porto Alegre - que seria o ideal para o nosso roteiro e nos pouparia muito tempo e vários voos - as passagens ficavam o dobro do preço do que comprando voos ida e volta como nós fizemos, entendeu?💰😳
Ressalto que, quando eu compro passagens aéreas separadas, que não estão no mesmo bilhete, deixo sempre pelo menos 24hs de distância entre o horário de chegada de um voo e o horário de saída do voo seguinte com a outra companhia aérea! Morro de medo de atrasar um voo e perder o voo da outra companhia aérea que, neste caso, não teria obrigação nenhuma de nos acomodar em outro voo!
Já tive inúmeros atrasos de mais de 12hs em voos - atrasos de ter que passar uma noite inesperada em uma conexão e só ter outro voo disponível no dia seguinte - então não arrisco, de jeito nenhum! Deusmelivre de perder uma passagem aérea assim!

Os voos do Brasil para Punta Cana foram com a LATAM (com conexão no Peru) e os voos de Santo Domingo para a Cidade da Guatemala foram com a Copa Airlines (com conexão em Panama City e mais uma conexão involuntária em El Salvador) - que tocou o horror na nossa viagem (dessa vez eu processei!). 

Em outra oportunidade, eu conto todo esse perrengue com a Copa Airlines - que durou 3 dias (!!) - para vocês 🤬

Atualizei aqui no blog a lista dos voos do Lipe - simmm, eu faço essa lista desde o 1° voo dele, e já são 185 voos em 14 anos! E lá vocês vão entender melhor de onde voamos para onde, espia lá!

Vamos aos custos:

  • 3 passagens LATAM - Porto Alegre - Punta Cana - Porto Alegre: R$ 16.879,32 em 4x (conexão em Lima, apenas bagagem de bordo incluída)
  • 3 passagens Copa Airlines - Santo Domingo - Cidade da Guatemala - Santo Domingo: R$ 7.462,38 em 6x (conexão em Panama City, apenas bagagem de bordo incluída)

    * Aeroportos

    • Santo Domingo: Aeroporto Internacional Las Américas
    • Punta Cana: Aeroporto Internacional de Punta Cana
A distância do aeroporto de Santo Domingo ao aeroporto de Punta Cana é de, aproximadamente, 168Km/2hs, e a distância entre Santo Domingo e Punta Cana é de aproximadamente 194Km/2h30min.

República Dominicana
passando raiva no guichê da Copa Airlines em Santo Domingo

República Dominicana
cartão de embarque de Lima para Punta Cana com a LATAM

República Dominicana
esperando o embarque para Punta Cana com a LATAM

República Dominicana
voo LATAM para a República Dominicana

República Dominicana
se não fosse tãooo mais caro comprar passagens aéreas Porto Alegre - República Dominicana - Guatemala - Porto Alegre, teríamos economizado muito tempo e vários voos

República Dominicana
aguardando o embarque no voo da Copa Airlines para Santo Domingo

República Dominicana
souvenirs à venda nos aeroportos da República Dominicana

República Dominicana
desembarque no Aeroporto Internacional Las Américas em Santo Domingo

República Dominicana
Aeroporto Internacional Las Américas em Santo Domingo

República Dominicana
área de embarque do Aeroporto Internacional de Punta Cana

República Dominicana
Aeroporto Internacional de Punta Cana

República Dominicana
área de embarque do Aeroporto Internacional de Punta Cana

República Dominicana
sobrevoando a capital Santo Domingo

República Dominicana
chegando ao Aeroporto Internacional Las Américas em Santo Domingo

Voo LATAM para Punta Cana

Este foi o mesmo voo que usamos para ir ao Peru no ano passado, saindo direto de Porto Alegre com conexão em Lima. Até o café da manhã no avião foi idêntico! 

A novidade ficou por conta de eles estarem oferecendo wifi grátis durante o voo, para troca de mensagens via WhatsApp. Para usar além disso, tinha que pagar, e custava em torno de U$ 9 pelo voo inteiro ou U$ 5 por hora. 


República Dominicana
neste voo a LATAM estava oferecendo wifi grátis para troca de mensagens via WhatsApp

República Dominicana
foi o mesmo voo que usamos para ir ao Peru no ano anterior, saindo de Porto Alegre com conexão em Lima

Não pagamos para marcar assentos (eu NUNCA pago) e tínhamos 3 reservas separadas, então eles não tinham nem obrigação de nos colocar sentados juntos no avião, é claro. 

Já fomos para o aeroporto conformados que, desta vez, seria realmente muito difícil conseguirmos ficar juntos, pois, na distribuição aleatória de assentos que eles fazem no check-in para quem não comprou assentos, nós estávamos um em cada canto do avião. 

Até falei pelo chat da LATAM no WhatsApp para tentar trocar os assentos, mas me disseram que só pagando, ou então tentando direto no aeroporto. 

Chegamos 3hs antes do voo no aeroporto, expliquei nossa situação pro atendente - que eu tinha um filho de 14 anos que estava separado de mim no avião - e o guri do check-in foi super simpático e nos ofereceu os assentos da saída de emergência 😜

Mesmo com reservas diferentes, ele disse que eles teriam obrigação de colocar o menor junto com um dos pais e, por isso, ele poderia abrir uma exceção e nos colocar nesses assentos (que, por serem bem mais espaçosos para as pernas, são normalmente mais caros, se você quiser comprar assentos). 

Era a única fila do avião que tinha 3 assentos juntos disponíveis naquele momento, e ele não teria que desalojar nenhum outro passageiro para nos colocar juntos, por isso abriu a exceção. 

Melhor impossível! 

Ficamos os 3 juntos, em poltronas reclináveis (às vezes os assentos na saída de emergência não reclinam), e com um espaço tão grande para as pernas que não sabíamos nem o que fazer com tanto espaço! 

A única desvantagem desses assentos na saída de emergência é que você não pode ficar com a sua bolsa/mochila nos seus pés - só pode ficar com aquilo que couber no bolsão atrás do assento à sua frente. O restante das suas coisas têm que, obrigatoriamente, ficar acomodadas no guarda-volumes acima. 
É como eu sempre digo: a sorte acompanha os audazes! Nunca paguei extra por assentos reservados em 185 voos com o Lipe nos últimos 14 anos, e nunca viajei separada dele, mas, para isso, você tem que ter estômago forte e ir pro aeroporto preparada para qualquer coisa. 
Como tínhamos reservas separadas, desta vez eu estava realmente preparada para o pior, mas, como sempre, no fim deu tudo certo! 🙏

Obrigada, Santo Antônio, pela super colaboração para que começássemos bem esta aventura caribenha!

República Dominicana
voo LATAM para Punta Cana

República Dominicana
embarcando no voo LATAM para Punta Cana

República Dominicana
tivemos sorte de nos oferecerem os assentos espaçosos da saída de emergência 

República Dominicana
a sorte acompanha os audazes!

República Dominicana
não sabíamos nem o que fazer com tanto espaço no avião da LATAM hahaha...

A conexão entre os voos no Peru durou menos de 2hs. Para fazer conexão lá não se passa pela imigração, apenas pelo raio-x. 

Não foi a 1ª vez que o Lipe fez conexão no Peru, mas também ainda não foi desta vez que ele acrescentou o Peru à sua lista de países - só uma conexão em aeroporto não conta para colocar na lista, né!? 

Eu e o Peg já estivemos várias vezes no Peru, amamos esse país, um dos mais interessantes para se fazer turismo na América do Sul, na nossa opinião, mas ainda não levamos o Lipe para desbravar as belezas do Peru! 

Veja aqui nossos posts: Peru

Para embarcar para Punta Cana em Lima, as moças da LATAM exigiram ver nosso "e-ticket" da República Dominicana, que é um formulário que se preenche online, com várias informações de saúde e nossos dados pessoais, e funciona como se fosse um visto para a República Dominicana. 

Explico todos os detalhes sobre esse "e-ticket" no próximo capítulo, abaixo. 

Também no embarque para Punta Cana em Lima, outra boa surpresa: me deram um upgrade gratuito para a cabine executiva

Não sabemos porquê - talvez tenha sido porque meu cartão de 'frequent flyer' é Gold (o do Peg e o do Lipe não são) - mas o fato é que, infelizmente, o upgrade foi só pra mim, para eles não 🤪

Como eles estavam os 2 juntos na fileira 12 e eu já estava separada deles mesmo, acabei indo sozinha na executiva, na fileira 3, mas a verdade é que não acho que as vantagens da classe executiva compensem a diferença de preço cobrada - se eu tivesse que pagar a diferença a mais para viajar lá, não pagaria nem morta:
  • espaço a mais - não tinha ninguém no assento do meio, ao meu lado
  • desembarque mais rápido da aeronave - o que significa que você chega mais rápido na imigração e pega menos filas lá
  • ter o almoço servido primeiro, poder escolher entre 2 opções de pratos principais, bebidas alcoólicas e sobremesas em um menu, e almoçar com talheres e copos "de verdade" (para o Peg e o Lipe o 'almoço' foi apenas sanduíche, frutas e chocolate)
  • bolsinha de brindes - com meias, protetores auriculares, tapa-olhos, escova e pasta de dentes
Além dessas pequenas vantagens, a classe executiva não tem mais nada de especial, e eu jamais diria que vale a pena pagar a mais para voar lá. A verdade verdadeira é que, para pagar mais barato, eu voaria até no porão de carga kkkkk...mas, de graça, tá valendo!

Aviso: leve um casaquinho! Eu voei de calça e moletom nos 2 voos, o ar-condicionado estava ge-la-do no avião. 

Na chegada em Punta Cana, às 18hs, ainda estava dia, e era possível ver tudo lá de cima - os coqueiros e aquele marzão azulão.

República Dominicana
upgrade gratuito para a cabine executiva no voo da LATAM, com direito a bolsinha de brindes

República Dominicana
assentos da classe executiva da LATAM, com mais espaço

República Dominicana
na executiva, dava para escolher entre 2 opções de pratos principais, bebidas alcoólicas e sobremesas em um cardápio

República Dominicana
o melhor da classe executiva é poder almoçar com talheres e copos "de verdade"!

República Dominicana
para o Peg e o Lipe, o 'almoço' foi apenas sanduíche, frutas e chocolate

República Dominicana
na chegada em Punta Cana, era possível ver tudo lá de cima - especialmente aquele marzão azulão

República Dominicana
chegada ao aeroporto de Punta Cana

República Dominicana
Aeroporto Internacional de Punta Cana

República Dominicana
lancheria na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Punta Cana

Preciso de visto para visitar a República Dominicana?

Para viajar para a República Dominicana, você precisa fazer online o e-ticket, que funciona como um visto, reunindo informações de saúde, alfândega e imigração. 

Ele é obrigatório para entrar E TAMBÉM para sair do país, e é feito totalmente online de forma gratuita. 

Já no embarque para Punta Cana em Lima, as atendentes da LATAM exigiram ver nosso "e-ticket" da República Dominicana para podermos embarcar no avião. 
e-ticket é um formulário que se preenche online com várias informações de saúde e nossos dados pessoais, e funciona como se fosse um visto para a República Dominicana. 
Quando você termina de preencher o formulário online, ele gera um QR code para os integrantes de uma mesma família e é esse QR code que você tem que apresentar para entrar e sair do país. 

Na imigração em Punta Cana eles não nos pediram para ver esse documento - mas, como eu disse antes, para embarcar em Lima foi necessário. E mais: para sair da República Dominicana dias depois, pelo Aeroporto de Santo Domingo, num voo da Copa Airlines, novamente tivemos que entrar no site e preencher um novo "eticket", desta vez de saída do país. 

E, em Panama City, quando embarcamos no voo de volta para Santo Domingo, também foi solicitado! 

O lado bom é que os nossos dados ficam salvos no site do e-ticket e, cada vez que tem que preencher de novo (para entrar e para sair do país), dá para reaproveitar as informações que ficaram salvas lá. 

Aliás, numa das nossas entradas e saídas da República Dominicana (foram várias, entre navio e avião 😬), eu consegui preencher entrada E saída do país de uma vez só! 😀
O tal "eticket" é obrigatório para o check-in no aeroporto - tanto para entrar, quanto para sair da República Dominicana de avião. Para entrar e sair do país de navio não é necessário.
República Dominicana
o e-ticket é um formulário eletrônico que se preenche online com várias informações de saúde e nossos dados pessoais, e funciona como se fosse um visto para a República Dominicana

República Dominicana
ao final do preenchimento do e-ticket, você recebe um código

República Dominicana
quando você termina de preencher o formulário online, ele gera um QR code para os integrantes de uma mesma família e é esse QR code que você tem que apresentar para entrar e sair do país

República Dominicana
entre navio e aviões, entramos e saímos diversas vezes da República Dominicana

República Dominicana
carimbo de entrada na República Dominicana pelo Porto de La Romana

Taxas de entrada e de saída da República Dominicana

Pois é, uma das coisas mais sem-noção na indústria do turismo é cobrar uma taxa de um turista para ele poder SAIR de um país, mas, infelizmente, isso é muito comum. Nesta viagem, pagamos uma taxa de saída como esta também em Belize

Para sair da República Dominicana de navio, tivemos que pagar a taxa de saída do país de U$ 20 por pessoa. 

Essa taxa nós pudemos pagar no cartão Wise: U$ 60 para nós 3. 

Salgado, né?!

E mais: também tem que pagar uma taxa para ENTRAR na República Dominicana, de U$ 10 (ou € 10) por pessoa, pela tarjeta de turista

A taxa de entrada no país também pode ser paga com cartão de débito Wise.

Quando você entra e sai do país por via aérea, também tem que pagar estas taxas de entrada e de saída, mas aí elas normalmente já estão incluídas na sua passagem aérea, e você nem sente! Mas, quando entra ou sai da República Dominicana num cruzeiro, aí tem que pagar as taxas no porto mesmo, em dólares ou euros 🥺

República Dominicana
a taxa de saída da República Dominicana custa U$ 20 por pessoa

República Dominicana
a taxa de entrada na República Dominicana custa U$ 10 por pessoa
 
República Dominicana
tarjeta de turista da República Dominicana

Chip de celular para usar na República Dominicana

Publiquei aqui no blog um post completíssimo sobre o melhor chip de celular para usar numa viagem pela América Central e num cruzeiro de navio pelo Caribe, então não vou repetir tudo aqui - confere lá que a dica é boa: 


Foi esse simcard que usamos na República Dominicana, e funcionou perfeitamente em todos lugares por onde passamos. 

Por precaução, eu tinha baixado no meu celular os mapas dos trajetos que faríamos de carro na República Dominicana para usar offline, como sempre faço, mas o chip funcionou inclusive na estrada. 

A rede de telefonia celular que tinha cobertura na República Dominicana era sempre a da operadora Altice.

OMeuChip
nesta viagem nós usamos simcards da OMeuChip

Chegando ao Aeroporto de Punta Cana

Na imigração do aeroporto de Punta Cana (PUJ), não nos pediram nem perguntaram absolutamente nada além dos passaportes. 

A moça simplesmente carimbou nossos passaportes para uma estadia de 30 dias, sem dar nem um "hola". 

O Aeroporto de Punta Cana, assim como vários outros por onde já passamos no Caribe, não tem ar-condicionado, mas apenas uns ventiladores gigantes. 

Tem casa de câmbio, mas não cheguei a ver a cotação do peso dominicano. Falo mais sobre isso no próximo capítulo 👇

Como nosso hotel em Punta Cana nos oferecia transfer gratuito, foi só entrar em contato com o motorista e esperar pela chegada dele. Contei todos os detalhes aqui: Onde ficar em Punta Cana

Aeroporto de Punta Cana
Aeroporto Internacional de Punta Cana

Aeroporto de Punta Cana
o Aeroporto de Punta Cana não tem ar-condicionado, mas apenas uns ventiladores gigantes

Moeda na República Dominicana

A moeda oficial na República Dominicana é o peso dominicano

Na época em que estivemos no país - janeiro de 2024 - as cotações giravam em torno de:

  • R$ 1,00 = PD 11,55
  • 1 euro = PD 60,71
  • U$ 1 = PD 56,6
O dólar é amplamente aceito na região de Punta Cana, mas, para viajar pelo restante do país, você terá que comprar pesos dominicanos mesmo. 

Cartões de crédito e de débito, como Nomad e Wise, são bem aceitos, mas muitas vezes eles dão bons descontos para pagamentos efetuados em dólares ou pesos dominicanos (em dinheiro vivo). 

Os Aeroportos de Punta Cana e de Santo Domingo têm casas de câmbio, mas não cheguei a ver a cotação do peso dominicano lá. 

A única vantagem de trocar dinheiro em aeroporto é a comodidade de pagar pelo táxi do aeroporto para o hotel e pelas primeiras necessidades. Mas, na medida do possível, não sendo absolutamente necessário, evitamos ao máximo trocar dinheiro em casas de câmbio localizadas nos aeroportos, pois a cotação é sempre pior, ou eles cobram comissões altíssimas. 

Quase nunca é um bom negócio.

República Dominicana
U$ 1 = PD 56,6

peso dominicano
a moeda oficial na República Dominicana é o peso dominicano

Na nossa 1ª noite na República Dominicana, chegando em Punta Cana, saímos para fazer um 'reconhecimento' nos arredores do nosso apartamento no condomínio Aventura Village Los Corales, e nossa 1ª providência foi trocar dólares num dos mercadinhos situados perto do nosso hotel, com a boa cotação de U$ 1 = 57 pesos dominicanos. 

Trocamos U$ 100 = 5700 pesos dominicanos.

Existem várias lojinhas e mercados em Punta Cana que trocam dólares americanos por pesos dominicanos, é só procurar placas escrito 'casa de cambio' ou 'money exchange'. Como não precisamos, acabamos não trocando dólares em Santo Domingo, mas tenho certeza que você não terá problemas para encontrar casas de câmbio na Zona Colonial na capital dominicana!

cotação do peso dominicano para o dólar nos cartões Nomad e Wise estava bem boa: U$ 1 = 57,6 pesos dominicanos - se tu trocasse dólares numa casa de câmbio, o máximo que eles estavam pagando pelo dólar americano eram 57 pesos dominicanos.

A nossa conclusão foi que a melhor forma de pagamento na República Dominicana é sempre com os cartões de débito Nomad e Wise - ou melhor, sempre que eles forem aceitos, porque, às vezes, os dominicanos não aceitam cartões de débito, cobram uma porcentagem a mais para pagamentos com cartões (seja de crédito ou de débito), ou dão bons descontos para pagamentos em dinheiro vivo.

Leia mais no capítulo "como pagar contas" no post Onde ficar em Punta Cana: resorts all inclusive ou apartamentos de aluguel

República Dominicana
pesos dominicanos

De um modo geral, as compras de supermercado na República Dominicana são bem mais caras do que no Brasil. 

Produtos como pão, manteiga, presunto, queijo, Coca-Cola, picolé, cervejas, vinhos, ovos, etc...é tudo bem mais caro do que no Brasil. Eles tinham até chocolate Garoto e chinelos Havaianas à venda no supermercado, mas custavam R$ 95 - os mesmos chinelos que o Peg pagou R$ 55 no supermercado no BR.

República Dominicana
café local à venda em supermercado na República Dominicana

República Dominicana
não deixe para comprar chinelos Havaianas na República Dominicana! kkkkkk...

Pesos dominicanos e as irmãs Mirabal

A nota de 200 pesos dominicanos tem a imagem de 3 mulheres e eu fiquei curiosa e fui pesquisar quem são as Irmãs Mirabal - Hermanas Mirabal, também conhecidas como 'Las Mariposas' (As Borboletas). 

A história delas é tão incrível que virou inclusive um filme - No Tempo das Borboletas - estrelado por atores de Hollywood famosos. 

República Dominicana
o filme 'No Tempo das Borboletas', estrelado por atores de Hollywood, conta a trágica história das Irmãs Mirabal

Dias depois, no Museu Memorial da Resistência Dominicana, na capital Santo Domingo, fui aprender mais sobre essa história. 

Elas foram 3 irmãs, cujos nomes eram Patria, Minerva e María Teresa, que se opuseram à ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana e se envolveram em atividades clandestinas contra o regime ditatorial. As 3 foram assassinadas em 25 de novembro de 1960. 

Uma 4ª irmã, Adela "Dedé", que não era ativista política na época, faleceu de causas naturais em 2014. 

O assassinato transformou as irmãs Mirabal em símbolos da resistência popular e do feminismo na República Dominicana e, em 1999, em homenagem a elas, a ONU designou a data 25 de novembro como "Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher". 

E eu que não tinha a menor ideia do porquê da data escolhida para celebrar o dia da eliminação da violência contra a mulher ser o 25 de novembro!? Fiquei até com vergonha! Achava que era algo mais voltado à violência doméstica, e não política, como foi nesse caso! 

Quantas vezes, como Promotora de Justiça responsável pela proteção da mulher em casos de violência doméstica, fizemos eventos para marcar essa data, júris de feminicídio, audiências de Maria da Penha, e eu não tinha ideia de que essa data se originava dessa história da República Dominicana!? 

Welll, viajando e aprendendo - antes tarde do que nunca, né!?

República Dominicana
a nota de 200 pesos dominicanos tem a imagem das Irmãs Mirabal

República Dominicana

República Dominicana
Museu Memorial da Resistência Dominicana, na capital Santo Domingo

Aluguel de carro em Punta Cana | República Dominicana

Alugamos um carro em Punta Cana, para pegar no hotel num dia às 9hs e devolver no nosso hotel na zona colonial de Santo Domingo 2 dias depois às 19hs (ou seja, um aluguel de 3 dias) com a locadora Emelin Rent Car Punta Cana - WhatsApp: +18092037903.

Pagamos salgados U$ 330, aí incluída a taxa extra para devolver o carro em Santo Domingo e também o seguro total, com franquia do seguro de U$ 500 (se desse perda total, o máximo que pagaríamos seria U$ 500). Esse é o preço de alta temporada.

Combinamos que pagaríamos pelo aluguel em dinheiro vivo, para evitar impostos (IOF).

Pedimos um carro com ar-condicionado, e nos prometeram um Kia Seltos ou Kia Sonet.

Era possível conseguir um carro alugado um pouco mais em conta nas locadoras situadas nos aeroportos de Santo Domingo ou de Punta Cana, mas, neste caso, teríamos que ir até o aeroporto buscar o carro, pois estaríamos no hotel em Punta Cana no dia da retirada, e os hotéis lá ficam longe do aeroporto e os táxis custam caríssimos.

Além disso, os aluguéis de carros nos aeroportos não nos permitiam devolver o carro alugado na zona colonial de Santo Domingo - teríamos que devolver o carro no aeroporto de Santo Domingo e pagar outro táxi até o centro da cidade. Ia acabar custando a mesma coisa, incluindo os táxis, e sem a comodidade de receber e entregar o carro nos nossos hotéis em Punta Cana e Santo Domingo, respectivamente.  
A grande vantagem do nosso aluguel era que não precisávamos pegar e entregar o veículo nos aeroportos de Punta Cana e de Santo Domingo, que eram distantes dos nossos hotéis e os transportes até lá custavam caro e eram demorados - uma total perda de tempo. 
Todos os aluguéis que pesquisei na RentCars, de locadoras mais conhecidas, como Budget, Avis, Alamo, Europcar e Hertz, só permitiam pegar e devolver os veículos alugados nos aeroportos de Punta Cana e de Santo Domingo, e nós queríamos pegar e devolver o carro nos centros das cidades (que ficam bem distantes dos aeroportos), por isso resolvi procurar uma locadora local e reservar direto com eles, e encontrei a Emelin Rent Car Punta Cana no Google Maps, a 10min do nosso hotel em Punta Cana, bem recomendada pelos clientes no Google. 

Reservei via WhatsApp com eles e não precisei fazer nenhum pagamento antecipado e nem dar número de cartão de crédito para garantir a reserva.

Para pesquisar aluguel de carros em Punta Cana e Santo Domingo via RentCars, clique aqui

Chegando em Punta Cana, entrei em contato por WhatsApp com a locadora Emelin Rent Car para confirmar que estava tudo certo com relação ao aluguel do nosso carro (como disse antes, tínhamos acertado tudo por WhatsApp), e ele mandou um dos 'chicos' que trabalham com ele nos buscar de carro no nosso hotel para irmos até a 'oficina' acertar tudo. Pediu que pagássemos 70% do preço total de U$ 330 antecipadamente e nos deu um recibo de U$ 230. 

Como o escritório dele era bem organizado e ele tinha bastante elogios de clientes no Google, fizemos o pagamento antecipado sem problemas. Pagamos os U$ 100 restantes no dia em que ele levou o carro ao hotel para nós. 

O mais estranho de tudo foi que, em nenhum momento, ele pediu um cartão de crédito para cobrar a franquia do seguro. Fizemos todo o aluguel de carro sem usar um cartão de crédito, uma coisa inédita! O único documento que ele nos pediu foi a carteira de habilitação (CNH) do motorista. Nem contrato de aluguel nós não assinamos! 

Pegamos o carro com 35.213Km rodados. Nos deram um Kia bem novo e limpo. A nossa única reclamação foi que eles atrasaram 40min a entrega do carro no hotel 🙄

República Dominicana
encontrei a Emelin Rent Car Punta Cana no Google Maps

República Dominicana
pagamos 70% do preço total de U$ 330 antecipadamente e a locadora nos deu um recibo de U$ 230 

República Dominicana
nosso Kia alugado em Punta Cana, bem novo e limpo

República Dominicana
aluguel de carro em Punta Cana

Nos 2 pedágios que existem entre Punta Cana e Bayahibe, entre na fila que diz "pago efectivo - vehículos livianos". NÃO entre na fila que diz "paso rápido". 
O 1° pedágio custou 100 pesos dominicanos e o 2° pedágio custou 60 pesos, e você tem que ter a moeda local (pesos dominicanos) para pagar. 
A República Dominicana tem a mais moderna infraestrutura rodoviária do Caribe, com ótimas rodovias que conectam os principais destinos turísticos.

Diferente do Brasil, na República Dominicana ninguém anda com os faróis ligados na estrada. As estradas são bem boas, todas com pista dupla. As placas de limite de velocidade que vimos na estrada marcavam 100kph.

Os motoristas ultrapassam tanto pela direita quanto pela esquerda! Ao longo do trajeto entre Punta Cana e Bayahibe, vimos muitas plantações de cana de açúcar.

Do nosso hotel em Punta Cana até nosso hotel em Bayahibe, foram 83Km/1h10min. 

Outro dia fomos de Bayahibe até La Romana. São 24Km/25min. 

Entre La Romana e Boca Chica são 85Km/1h, e tem um pedágio de 100 pesos dominicanos no caminho.

Acreditamos que o preço da gasolina é tabelado, porque em todos os postos de combustíveis que passamos era o mesmo preço: o galão da gasolina regular custava 272,50, ou seja, são 72 pesos por litro - em reais, R$ 6,00 por litro. 

Mais cara que no BR!

Colocamos 900 pesos dominicanos na estrada e deu 3,3 galões. Em Santo Domingo abastecemos novamente 600 pesos para entregar o carro alugado com a mesma quantidade de gasolina que havíamos recebido. No total, gastamos 1500 pesos dominicanos de gasolina. Infelizmente, esqueci de pegar a quilometragem total que fizemos, mas foi um pouco mais de 250Km

Em Santo Domingo, o trânsito é mais bagunçado do que no resto do país, com motoqueiros sem capacete, gente ultrapassando pela esquerda e pela direita, carros estacionados por cima das calçadas meio de qualquer jeito, buzinas, etc. 

Dirija defensivamente e fique atento a outros motoristas, motociclistas, pedestres, vacas e outros potenciais "perigos". Evite acelerar muito e não dirija à noite, pois a iluminação é frequentemente inexistente.

Não foi difícil encontrar vagas gratuitas para estacionar pertinho dos pontos turísticos que queríamos visitar, como o Farol de Colombo, por exemplo. 

Na zona colonial também - embora nosso hotel não tivesse estacionamento - nenhum hotel tem estacionamento próprio no bairro histórico - não foi difícil encontrar vaga para estacionar pertinho do Hotel Novus Plaza Hodelpa.

O aluguel de carro na República Dominicana é caro, mas compensa pela flexibilidade que te oferece e porque os transfers de táxi também são caríssimos (U$ 120 de La Romana até Punta Cana, por exemplo), mas, se você está disposto a viajar de bus, também é uma ótima opção (fizemos isso quando voltamos para lá). 


Na região de Punta Cana, não existe Uber nem transporte público, e qualquer táxi é um rim - até pra ir do hotel até a rodoviária de Punta Cana (se quiser viajar de bus), é caríssimo 🤬
Existem destinos turísticos onde é mais fácil e prático ter um veículo à disposição. Se você estiver viajando pelo litoral, alugar um carro permitirá que você pare e veja os pontos turísticos ao longo do caminho. Na costa leste da República Dominicana, ter um veículo para chamar de seu permitirá uma exploração mais barata das áreas turísticas de La Romana e Punta Cana. O transporte público é bem limitado por lá. Ter um veículo à disposição te ajudará a economizar tempo e dinheiro. As praias e atrações que circundam os principais destinos serão mais fáceis de alcançar se você tiver um veículo alugado.
Em Santo Domingo, a melhor opção é o Uber, com preços bem 'normais'.

República Dominicana
passamos por 2 pedágios entre Punta Cana e Bayahibe

República Dominicana
nos pedágios, entre na fila que diz "pago efectivo - vehículos livianos", e NÃO na fila que diz "paso rápido"

República Dominicana
nos pedágios da República Dominicana, você tem que ter a moeda local - pesos dominicanos - para pagar a tarifa

República Dominicana
viajando de carro alugado na República Dominicana

República Dominicana
acreditamos que o preço da gasolina na República Dominicana é tabelado, porque em todos os postos de combustíveis onde passamos era o mesmo preço

República Dominicana
posto de gasolina na República Dominicana

República Dominicana
na República Dominicana, a gasolina não é barata: o galão da gasolina regular custava 272,50, ou seja, são 72 pesos por litro - em reais, R$ 6,00 por litro

República Dominicana
guardas armados numa praça de pedágio na República Dominicana

República Dominicana
ter um veículo à disposição na República Dominicana te ajudará a economizar tempo e dinheiro

as estradas são bem boas na República Dominicana, todas com pista dupla

República Dominicana
típico meio de transporte na região de Punta Cana, onde não existe Uber nem transporte público, e qualquer táxi custa um rim

República Dominicana
a República Dominicana tem a mais moderna infraestrutura rodoviária do Caribe, com ótimas rodovias que conectam os principais destinos turísticos

Distâncias entre locais de interesse na República Dominicana

  • De Santo Domingo a La Romana: 129Km/1h45min
  • De La Romana a Punta Cana: 75Km/50min
  • De La Romana a Bayahibe: 24Km/25min
  • De Bayahibe a Playa Dominicus: 5Km/10min de carro ou 4Km/50min a pé
  • De Santo Domingo a Punta Cana: 194Km/2h30min
  • Do aeroporto de Santo Domingo ao centro histórico de SD: 28Km/30min
  • Do aeroporto de Punta Cana ao nosso hotel em PC: 18Km/26min
  • De Boca Chica ao centro histórico de SD: 34Km/31min
  • Do aeroporto de Santo Domingo ao aeroporto de Punta Cana: 168Km/2hs
República Dominicana
distâncias entre locais de interesse na República Dominicana

Como viajar entre Punta Cana, La Romana e Santo Domingo

Como contei acima, viajamos de carro alugado pela República Dominicana, de Punta Cana até a capital Santo Domingo, passando por Bayahibe, Playa Dominicus, La Romana e Boca Chica.

Mas, no final da nossa viagem de navio, que terminou no Porto de La Romana, fomos de ônibus até a capital Santo Domingo, e também teria sido bem fácil ir de lá direto para Punta Cana, que fica na direção contrária.


Depois de viajarmos pela América Central continental, voltamos a Santo Domingo, de onde posteriormente pegamos um ônibus para Punta Cana. 

Fizemos de carro o seguinte trajeto:

👉Punta Cana - Bayahibe - Playa Dominicus - La Romana - Boca Chica - Santo Domingo

Fizemos de ônibus os seguintes trajetos:

👉La Romana - Santo Domingo
👉Santo Domingo - Punta Cana

Desse jeito, experimentamos ambas as formas de viajar pela República Dominicana (de carro alugado e de ônibus) e, na minha opinião, a melhor forma - e também a mais barata e conveniente - são os ônibus, sem dúvidas!


República Dominicana
fizemos de carro o trajeto entre Punta Cana - Bayahibe - Playa Dominicus - La Romana - Boca Chica - Santo Domingo

República Dominicana
viajando de ônibus na República Dominicana

Drone na República Dominicana

O voo de drones na República Dominicana é regulamentado pelo Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC). 

Desde 2018, se o seu drone pesa menos de 4,4 libras, você não precisa ter uma licença. 

Se o seu drone é maior do que isso, solicite uma licença ao IDAC antes de entrar no país, pois o departamento de alfândega do aeroporto tende a reter esses drones e cobrar impostos. Ter uma carta de permissão antes de chegar tornará tudo mais fácil para você.

Contate-os diretamente em DTAC@idac.gov.do para iniciar o processo pelo menos um mês antes da data da sua viagem. Nesta solicitação, você deve especificar a data, hora e local de uso e a natureza do uso (comercial ou pessoal).

Além disso, você deve sempre cumprir o seguinte:
  • Você não deve pilotar o drone em um raio de 8Km de qualquer aeroporto;
  • Você deve operar o drone em boas condições meteorológicas, e não à noite;
  • Obtenha permissão verbal do resort ou de qualquer propriedade privada sobre a qual pretenda voar o drone e voe quando a área não estiver lotada, para não invadir a privacidade de ninguém, especialmente em praias movimentadas.
República Dominicana
voando drone em Punta Cana

República Dominicana
voando drone em Santo Domingo

República Dominicana
voando drone em Isla Saona

Punta Cana

Já escrevi um post específico aqui no blog com dicas de onde ficar em Punta Cana, as melhores praias de Punta Cana, como escolher um resort em Punta Cana, os melhores resorts all inclusive de Punta Cana e a nossa escolha de hospedagem por lá, o Aventura Village Los Corales Beach and Spa.

Nesse mesmo post, coloquei todas as nossas dicas de onde comer em Punta Cana, do café da manhã ao jantar!

Também já contei porque decidimos viajar para a República Dominicana e como foi nosso cruzeiro de 10 dias pelo Caribe, saindo da capital Santo Domingo, e terminando em La Romana, na República Dominicana, no navio Costa Pacífica da Costa Cruzeiros.

Leia mais:

Punta Cana

Punta Cana

Punta Cana

Punta Cana

Punta Cana

Punta Cana

Punta Cana

Roteiro com Bayahibe, Playa Dominicus, Isla Saona e La Romana

Como já expliquei, Punta Cana deve ser o destino escolhido por quem quer curtir basicamente o seu resort all inclusive

Se você gosta de fazer muitos passeios, uma estadia em Punta Cana vai te frustrar um pouco, seja pelo tamanho da República Dominicana - que não é uma ilha pequena, que você pode percorrer facilmente, como é o caso de Barbados, Aruba, St Maarten ou Curaçao, seja pela própria localização geográfica de Punta Cana, situada na costa leste do país e isolada de outros lugares de interesse turístico.

A interessante capital Santo Domingo, cidade mais antiga das Américas, está situada a mais de 2h30min de distância, por exemplo. 

Entretanto, há uma praia na República Dominicana que dá um ótimo 'combo' com Punta Cana, e se adapta muito melhor ao estilo dos viajantes que não curtem ficar a maior parte da sua viagem em um resort: estou falando de Bayahibe, situada a 2hs de distância de Santo Domingo e pouco mais de 1h de carro de Punta Cana.

Para viajantes independentes como nós, que gostam de fazer passeios por conta própria, recomendo muito o roteiro que fizemos: uns dias em Punta Cana para descansar, uns dias em Bayahibe - com passeios à Isla Saona e à Playa Dominicus - e uma noite para fechar a viagem com chave de ouro em Santo Domingo - um baita roteiro, que dá para fazer numa viagem de 7 dias!

  • 3 dias num resort em Punta Cana
  • 3 dias em Bayahibe (1 dia de passeio à Isla Saona e 1 dia de passeio à Playa Dominicus)
  • 1 dia em Santo Domingo
Bayahibe
letreiro de Bayahibe, no centro do vilarejo

Playa Dominicus

Isla Saona
Isla Saona

Dicas de Bayahibe:

Depois de uns dias de 'dolce far niente' em Punta Cana, seguimos viagem num carro alugado para Bayahibe.

Em Bayahibe, fizemos compras no Mini Market MYA, que é ótimo. Tem todo tipo de bebidas geladas, dá para comprar e levar numa geleira para a praia. Só tenha cuidado com os preços dos produtos que não têm preços marcados nas prateleiras. Alguns produtos são absurdamente caros - coincidentemente os que não estão com preços marcados! Pergunte antes de passar no caixa, para não levar sustos. 

Na frente do mini-mercado, tem uma carrocinha de empanadas que custam 50 pesos (cada empanada, que é tipo um pastel), e são deliciosas! Se chama D'China Empanadas. Comemos à tarde e gostamos tanto que voltamos à noite e no dia seguinte de novo! Recomendamos a de pepperoni com queijo e ovo (você escolhe os ingredientes e eles fazem na hora). 

Os colmados são uma instituição dominicana, e o colmado no "centrinho" de Bayahibe é point noturno do vilarejo, e um bom lugar para experimentar a tradição dos colmados. Me desculpe, mas, se você não teve um colmado para chamar de seu, você até pode dizer que conhece Punta Cana, mas você não conhece a República Dominicana (e qualquer dominicano vai concordar comigo nessa) 😄

Bayahibe
os colmados são uma instituição dominicana

Bayahibe
o colmado no "centrinho" de Bayahibe é point noturno do vilarejo

Bayahibe
D'China Empanadas, as melhores de Bayahibe

Bayahibe
recomendamos a empanada de pepperoni com queijo e ovo - você escolhe os ingredientes e eles fazem na hora

Bayahibe
a Cafeteria d'Mary nada mais é que uma mesa com uma garrafa térmica de café em cima 😂

A praia do porto de Bayahibe é totalmente ocupada pelas lanchas e barcos que fazem os passeios às Islas Saona e Catalina. Tem vários bares e restaurantes por ali. Fica bem legal no final da tarde, depois que o movimento dos barcos terminou, por volta das 18hs, 18:30hs, quando eles acendem as luzinhas dos bares e restaurantes. Lugar ótimo para comer um peixe frito com uma cerveja Presidente. 

Do lado esquerdo do porto, há uma Playa Magallanes, que é bem tranquila - tomamos um banho de mar bem gostoso ali.

Nesta mesma praia, as pessoas estacionam para fazer a curta caminhada (de menos de 10min) até o Coração de Bayahibe.

Do lado direito do centrinho, fica a praia pública de Bayahibe, a mais extensa do vilarejo.

Dá para ir caminhando do pier do porto até a praia pública - a qual termina na praia do Hilton Hotel, que, na verdade, são 2 hotéis all inclusive, um para famílias e outro apenas para adultos: o Hilton La Romana Adult Only Resort e o Hilton La Romana Family Resort.

Essa praia do Hilton é linda, bem estilo paraíso caribenho - mais do que as praias de Punta Cana, por sinal. 

Aliás, os locais dizem que Bayahibe é o 'verdadeiro' Mar do Caribe, porque Punta Cana está, na verdade, no Oceano Atlântico.

Chato é que parece que eles vêem um cifrão na tua testa: paga-se para estacionar, pelas cadeiras, pelo guarda-sol, pelo banheiro...e tudo super inflacionado. Só não se paga para respirar. 

Bayahibe não tem nem perto da extensão de praias de Punta Cana, e por isso mesmo tem bem menos resorts à beira-mar, mas tem várias atividades nos seus arredores. 

O pólo de hospedagem fica em Playa Dominicus, a alguns Kms dali. 

Veja dicas da Isla Saona e de onde ficar em Bayahibe e Playa Dominicus aqui: Isla Saona

Não existem voos do Brasil direto para Bayahibe - você tem que voar para Santo Domingo, Punta Cana ou então para o aeroporto da região, em La Romana, que tem vôos diretos desde Miami.

A capital Santo Domingo está a 2hs de viagem de Bayahibe, o que faz com que um bate e volta seja viável, mas cansativo - eu certamente optaria por pernoitar uma noite em Santo Domingo.

Veja as opções de transporte entre Punta Cana, Bayahibe, La Romana e Santo Domingo aqui: Como viajar de ônibus entre Punta Cana, La Romana e Santo Domingo

Depois de 2 dias e 2 noites em Bayahibe, seguimos viagem para conhecer um pouco mais da real República Dominicana - porque, como eu já disse lá no início, quem conhece apenas Punta Cana não viu NADA da República Dominicana!

Bayahibe
existem muitos bares e restaurantes nos arredores do porto de Bayahibe

Bayahibe
a praia do porto de Bayahibe é totalmente ocupada pelas lanchas e barcos que fazem os passeios às Islas Saona e Catalina

Bayahibe
café no porto de Bayahibe

Bayahibe
a praia pública de Bayahibe é a mais extensa do vilarejo

Bayahibe
a praia do Hilton Hotel é linda, bem estilo paraíso caribenho - mais do que as praias de Punta Cana, por sinal

Bayahibe
praia do Hilton Hotel

Bayahibe
estacione na Playa Magallanes para fazer a curta caminhada até o Coração de Bayahibe

Bayahibe
nos arredores do Coração de Bayahibe

Bayahibe
Coração de Bayahibe

Bayahibe
a região do porto de Bayahibe fica bem legal no final da tarde, depois que o movimento dos barcos terminou, quando eles acendem as luzinhas dos bares e restaurantes

Bayahibe
dá bem para ir caminhando do pier do porto de Bayahibe até a praia pública, que termina na praia do Hilton Hotel

Bayahibe
no começo da manhã e no fim da tarde, a praia do porto de Bayahibe fica completamente tomada pelas lanchas e barcos que fazem passeios à Isla Saona

Bayahibe
Porto de Bayahibe

Bayahibe
os locais dizem que Bayahibe é o 'verdadeiro' Mar do Caribe, porque Punta Cana está, na verdade, no Oceano Atlântico

Bayahibe
turistas chegando dos passeios no final da tarde na praia do porto de Bayahibe

Bayahibe
praia do porto de Bayahibe

Dicas de Playa Dominicus:

Fomos até Playa Dominicus para conhecer e achei a praia do farol bem linda, especialmente no lado onde fica o Hotel Iberostar Selection Hacienda Dominicus

A estrutura de praia deles é bem legal, eu adoraria ficar hospedada uns dias lá!

A praia pública em Playa Dominicus não tinha tanta gente quanto em Bayahibe, no estacionamento grátis da praia você só dá gorjeta se quiser, e o combo de 2 cadeiras de praia com guarda-sol custa 1000 pesos - valor bemmm mais razoável do que os preços abusivos que estavam cobrando na praia pública de Bayahibe. 

Me incomoda um lugar onde eles têm o desplante de cobrar U$ 40, € 30 por 2 cadeiras de praia e um guarda-sol, ainda mais com um sorrisinho blasè, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. 

Fico #chocada. Não é pra mim 🙈

Em Playa Dominicus, os valores cobrados eram um pouco menos absurdos 🤬

Playa Dominicus
o combo de 2 cadeiras de praia com guarda-sol custa 1000 pesos em Playa Dominicus

Playa Dominicus
lojinhas em Playa Dominicus

Playa Dominicus
Playa Dominicus

Playa Dominicus
o farol listrado em preto e branco é o cartão postal de Playa Dominicus

Playa Dominicus
Playa Dominicus

Playa Dominicus

Playa Dominicus

Dicas de Isla Saona:

De Bayahibe partem diariamente inúmeros passeios à Ilha Saona, o passeio preferido dos turistas de Punta Cana.

As lanchas que saem de Bayahibe chegam rapidamente na Isla Saona; já quem vem de Punta Cana enfrenta uma longa viagem de ônibus para ir e para voltar. 

Outra vantagem de visitar a Isla Saona a partir de Bayahibe é que, se você não tiver certeza quanto à previsão do tempo, pode deixar para decidir sobre o passeio no próprio dia: os barcos partem para a ilha diariamente de manhã, do centrinho de Bayahibe.

Expliquei todos os detalhes aqui: Isla Saona na República Dominicana - como conhecer

Ilha Saona

Ilha Saona

Ilha Saona

Ilha Saona

Ilha Saona

Dicas de La Romana:

La Romana é a capital da província de La Romana, uma das províncias da República Dominicana, e a 7ª maior cidade do país. A população aproximada é de 131 mil habitantes.

Fomos ao terminal de cruzeiros de La Romana. 

O Porto de La Romana é bem organizado, com músicos tocando na chegada dos navios, letreiro de 'La Romana', free shops e lojas de souvenirs. 

Neste post eu expliquei em detalhes como foi o nosso desembarque do cruzeiro no Porto de La Romana: Como foi nosso cruzeiro de 10 dias pelo Caribe no navio Costa Pacífica

Demos uma volta de carro no centro da cidade de La Romana e descobrimos a empresa de ônibus que faz a rota entre La Romana e Santo Domingo: Sichoem

Aqui neste post eu expliquei direitinho como viajar de ônibus pela República Dominicana: Como viajar de ônibus entre Punta Cana, La Romana e Santo Domingo

Existem praias também em La Romana, mas as praias de Bayahibe e de Punta Cana são bem melhores. Não acho que valha a pena se hospedar em La Romana para fazer praia lá. 

Querendo fazer outro passeio, dá também para ir à Isla Catalina. La Romana é o melhor ponto de partida para este passeio!

Há muitos corais e naufrágios pertinho do litoral nesta região. 

O naufrágio mais famoso é o do navio Quedagh Merchant, ocorrido há cerca de 300 anos, comandado pelo capitão William Kidd, um conhecido pirata escocês do século 17. Esse naufrágio é ideal para mergulhadores iniciantes, pois está a apenas 10m de profundidade. Foi montado um museu subaquático por ali. 

A região oferece ainda o Parque Nacional do Leste, reserva ambiental onde estão preservadas várias cavernas originalmente habitadas por índios taínos, que viviam na região na época da 'descoberta' de Colombo. 

No caminho entre La Romana e Boca Chica, ainda passamos por um ponto turístico famoso, a Cueva de las Maravillas - Cave of Wonders, um complexo de cavernas que se pode visitar, com importantes inscrições rupestres.

Nas redondezas há também o local conhecido como Altos de Chavón, um lugar curioso que é a réplica de uma cidade medieval, construída por um arquiteto italiano. 

O lugar tem um museu arqueológico, uma escola de design e lojas, e está encravado num condomínio chiquérrimo, chamado Casa de Campo, desenvolvido originalmente como residência para a elite de funcionários de um engenho canavieiro de La Romana, e que acabou se transformando num bairro de segundas residências para gringos e dominicanos muito ricos. 

Ali perto fica também uma fábrica de charutos artesanais aberta à visitação, a Las Palmas.

La Romana
nosso navio no Porto de La Romana

La Romana
Porto de La Romana

La Romana
músicos recepcionando turistas no Porto de La Romana

La Romana
 letreiro "La Romana Cruise Terminal"

La Romana
Porto de La Romana

La Romana
free shops no Porto de La Romana

La Romana
La Romana

República Dominicana
mesmo que você não consiga visitar uma fábrica de charutos artesanais, aproveite a sua viagem à República Dominicana para aprender mais sobre charutos, um produto típico de lá!

Onde ficar em Bayahibe e Playa Dominicus

Já escrevi um post super completo aqui no blog sobre o nosso passeio de barco à Isla Saona, com dicas de onde ficar em Bayahibe e Playa Dominicus, e a nossa escolha de hospedagem por lá, o Albergo El Pulpo.


República Dominicana
a nossa escolha de hospedagem econômica em Bayahibe foi o 'Albergo El Pulpo'

Boca Chica

Um pouco afastada da capital Santo Domingo, está a praia de Boca Chica, com sua baía de águas calminhas.

Queríamos muito parar em Boca Chica para comer os famosos 'yaniqueques' feitos lá na praia mais famosa da capital dominicana, mas os locais transformaram a beira da praia num inferno impossível de chegar e estacionar.

Ficam dezenas de homens lá achacando os turistas que chegam, para que estacionem nas suas barracas de praia e, com isso, só conseguem afugentar os visitantes 🤬

Preferimos seguir direto para Santo Domingo do que ficar lá sendo incomodados pelos chatonildos!

República Dominicana
se tivesse uma "arma de fuego", a vontade que dava era de sair dando tiros, para espantar aquela gangue da volta do nosso carro! 😈

Santo Domingo

Publiquei aqui no blog um post super completo, com tudo o que você precisa saber para visitar a capital Santo Domingo, nosso lugar favorito na República Dominicana. 

Leia aqui: Santo Domingo - o que você precisa saber sobre a capital da República Dominicana

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Santo Domingo

Comidas e bebidas típicas da República Dominicana

A comida dominicana é muito diversificada.

O café da manhã típico dominicano consiste em mangú - que é um purê de plátanos (bananas verdes cozidas e amassadas), feito com cebolas e temperos - acompanhado de ovos fritos, salame dominicano frito e queijo frito.

Ao meio-dia, a bandeira dominicana é o prato típico do almoço, que consiste em arroz branco, feijão vermelho, carne com molho e banana verde amassada frita em tostones. 

Para o jantar, são populares as cascas de porco, o locrio de frango, o mofongo de banana com carne de porco, o peixe ao molho de coco e o bode assado com mandioca cozida.

Um prato bem típico que experimentamos na República Dominicana foi o Sancocho Dominicano, uma sopa com carne de vaca, frango, porco e vegetais, como cenoura, milho verde e brócolis.

Outra comida típica da gastronomia não só dominicana, mas de todo o Caribe, são os Yaniqueques ou Johnnycakes, também conhecidos como Journey Cakes (ou "pão para viagem"). Se tiver oportunidade, não deixe de experimentar!

Não deixe de provar também o queijo de folha (um queijo artesanal feito com leite de vaca), e o moro de guandules (prato de arroz e feijão servido em datas festivas).

As sobremesas dominicanas mais populares são coco ralado com creme, feijão com doce, balas de laranja, sobremesas de mamão e abacaxi, pasta de goiaba e pasta de caju em calda. 

Os sucos de frutas tropicais são maravilhosos, e muitas vezes eles são transformados em smoothies: maracujá ('chinola' para os dominicanos), goiaba, abacaxi, laranja, morango, manga, mamão, etc. 

Suco de cana-de-açúcar e água de coco dominicana também são muito comuns na República Dominicana.

Para saber mais sobre a gastronomia dominicana, leia aqui.
República Dominicana
café da manhã típico dominicano

República Dominicana
Sancocho dominicano

República Dominicana
Mamajuana à venda nas prateleiras de um supermercado na República Dominicana

República Dominicana

República Dominicana
sabores de sucos de frutas em lancheria de Santo Domingo

República Dominicana
tostones são fatias fritas de banana-da-terra verde

Curiosidades da República Dominicana

Quisqueya é uma palavra indígena nativa usada para se referir aos "cacicados" - territórios governados por caciques - nos quais era dividida a Ilha de Hispaniola, que hoje se divide entre a República Dominicana e o Haiti.

A República Dominicana é uma democracia representativa.

O país tem um relacionamento estreito com os EUA e laços culturais estreitos com Porto Rico.

O relacionamento da República Dominicana com o Haiti - país vizinho - é tenso, devido à migração em massa de cidadãos haitianos para a República Dominicana, com os cidadãos dominicanos culpando os haitianos pelo aumento da criminalidade e outros problemas sociais.

República Dominicana
o relacionamento da República Dominicana com o Haiti - país vizinho - sempre foi tenso

O país tem a 9ª maior economia da América Latina e a 2ª maior economia na região do Caribe e América Central.

Na agricultura, o país é um dos 5 maiores produtores mundiais de mamão e abacate, e um dos 10 maiores produtores de cacau, além de ter uma grande produção de cana-de-açúcar e banana. 

As maiores exportações de produtos agropecuários processados do país são de charutos, banana, cacau e rum.

turismo é uma das fontes de renda mais importantes: a República Dominicana é o 49º país mais visitado do mundo, com 6,5 milhões de turistas internacionais.

A dengue é endêmica na República Dominicana, e há casos de malária e vírus Zika.

A prática do aborto é ilegal em todos os casos na República Dominicana, uma proibição radical que inclui concepções após estupro, incesto e situações em que a saúde da mãe está em perigo, mesmo que seja fatal. Essa proibição foi reiterada pelo governo dominicano em uma disposição de reforma constitucional em 2009 😲

A Ilha de Hispaniola, que inclui a República Dominicana e o Haiti, foi a 1ª ilha do Novo Mundo a ser colonizada pelos espanhóis. Contudo, a cultura da República Dominicana tem, além das raízes europeias, também fortes influências africanas e americanas, embora muitos dominicanos se consideram culturalmente 'europeus'.

O estilo musical preferido no país para dançar é o merengue, semelhante aos ritmos cubanos e haitianos. 

bachata é uma invenção dominicana, que se tornou popular além das fronteiras do país.

A República Dominicana permite a liberdade religiosa, garantida na sua Constituição, garantindo também a tolerância a todas as religiões. Mas a Igreja Católica Romana é tida como a religião do Estado, professada por quase 70% da população dominicana.

Bandeira da República Dominicana, que você vai ver por todos os cantos do país:

República Dominicana
bandeira da República Dominicana

República Dominicana
bandeira da República Dominicana no Malecón de Santo Domingo

a Igreja Católica Romana é tida como a religião do Estado, professada por quase 70% da população dominicana

a Ilha de Hispaniola, que inclui a República Dominicana e o Haiti, foi a 1ª ilha do Novo Mundo a ser colonizada pelos espanhóis

República Dominicana
o rum Barceló é conhecido como o melhor rum dominicano

República Dominicana
visitamos charutarias em Santo Domingo, Punta Cana e Bayahibe

Geografia da República Dominicana

A República Dominicana compreende os 2/3 a leste da Ilha de Hispaniola, a 2ª maior ilha das Grandes Antilhas, com o Oceano Atlântico ao norte e o Mar do Caribe ao sul. 

O país compartilha a ilha com o Haiti, com quem faz fronteira a oeste, num total de 376Km de divisa entre as 2 nações. 

Ao norte e noroeste estão situadas as Bahamas e as Ilhas Turcas e Caicos, e a leste está Porto Rico. 

É o 2º maior país das Antilhas, depois de Cuba. 

A capital da República Dominicana é Santo Domingo, que também é sua cidade mais populosa, situada na costa sul.

Na região sudoeste do país se localiza o Lago Enriquillo, 30m abaixo do nível do mar. Nele se encontra a Ilha dos Cabritos, uma das maiores reservas mundiais de crocodilo-americano.

Aproximadamente metade dos dominicanos vivem em áreas rurais, e muitos deles são donos de pequenas propriedades. 

Os povos pré-colombianos da República Dominicana são índios taínos. Existe uma minoria de pessoas de origem haitiana, somando 6% da população. 

A composição étnica da população dominicana é formada por: 

  • mestiços (45%)
  • negros (40%)
  • brancos (15%)

De acordo com estudos do genoma e DNA, a maioria dos dominicanos é constituída por 70 a 85% de genes africanos.

República Dominicana
a República Dominicana é o 2º maior país das Antilhas, depois de Cuba

República Dominicana
a capital dominicana é Santo Domingo, que também é sua cidade mais populosa, situada na costa sul e banhada pelo Mar do Caribe

República Dominicana
os povos pré-colombianos da República Dominicana são índios taínos

Língua na República Dominicana

A população da República Dominicana fala principalmente o espanhol. A variante local do espanhol é denominada espanhol dominicano.

O principal dialeto usado na República Dominicana é o mocha'o

crioulo haitiano é a maior língua minoritária na República Dominicana, e é falado por imigrantes haitianos e seus descendentes. 

A República Dominicana ocupa a 2ª posição na América Latina em proficiência em inglês.

O povo dominicano é muito amistoso - se você tiver dificuldade de se comunicar em espanhol, pode tentar o inglês ou mesmo nosso famoso "portunhol" - eles certamente irão ajudá-lo a encontrar alguém que possa te ajudar. 

Além disso, a maioria dos destinos turísticos - como hotéis, resorts, restaurantes e tours - são atendidos por funcionários que falam inglês e também outros idiomas.

República Dominicana

República Dominicana

República Dominicana
informações em museu de Santo Domingo

República Dominicana

República Dominicana
cardápio de restaurante dominicano em espanhol

Esportes na República Dominicana

beisebol é de longe o esporte mais popular da República Dominicana. O país possui uma liga de beisebol de 6 equipes. A temporada geralmente começa em outubro e termina em janeiro.

Depois dos EUA, a República Dominicana tem o 2º maior número de jogadores na Major League Baseball - MLB.

Embora estivéssemos lá em janeiro, durante a temporada, e quiséssemos muito assistir a um jogo de baseball em Santo Domingo ou em La Romana, não teve nenhuma partida nos dias em que estávamos lá, infelizmente, senão certamente teríamos ido asisitir! 

Imagino que assistir a um jogo de baseball em Santo Domingo deve ser um dos melhores programas a se fazer na República Dominicana; uma das melhores maneiras de ver de perto a cultura dominicana - se tiver a oportunidade, não perca - a temporada de jogos vai de outubro a janeiro!

Assistir a um “juego de pelota” dominicano como turista tem mais a ver com a atmosfera do estádio do que com o jogo em si - não se preocupe se você não entende nada do beisebol e suas regras - os fãs locais ficarão felizes em te explicar o básico do jogo.

Em Santo Domingo, o Estadio Quisqueya é a casa dos Tigres del Licey (azuis) e dos Leones del Escogido (vermelhos). O estádio é fácil de chegar desde a zona de hotéis de Santo Domingo, pois fica localizado na área central da cidade, na Avenida Tiradentes.

Em La Romana fica o lar do time de baseball Los Toros del Este. Se você visitar a República Dominicana entre outubro e janeiro, pode ir torcer por eles no Estadio Francisco Micheli.

Veja o calendário do baseball na República Dominicana aqui

Leia mais sobre o baseball na República Dominicana aqui

Para saber mais sobre horários, preços e outras informações, visite o site oficial da Liga Dominicana de Beisebol.

basquete também é muito popular na República Dominicana, com alguns jogadores dominicanos jogando atualmente na National Basketball Association - NBA.

No boxe, o país produziu vários campeões mundiais, como Carlos Cruz, seu irmão Leo, Juan Guzman e Joan Guzman.

Liga Dominicana de Beisebol
Liga Dominicana de Beisebol

História da República Dominicana

Os povos taínos viviam no território que hoje é a República Dominicana desde o século 6. 

A ilha era povoada por indígenas e dividida sob o comando de 5 caciques. Cada território governado por um cacique era chamado de Quisqueya (cacicado) pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas.

Cristóvão Colombo desembarcou na ilha em 1492, e formou no local o 1º assentamento europeu permanente na América, na cidade Santo Domingo, que hoje é a capital do país e foi a 1ª capital do Império Espanhol no Novo Mundo. 

Os indígenas, ao verem os europeus, acreditaram que eram figuras com poderes sobrenaturais, tratando-os com veneração, pois eles viviam em um modelo de sociedade totalmente diferente das sociedades europeias. Guacanagarix, o cacique de Marién, hospedou Colombo e os seus homens, tratando-os de forma cordial. 

Fundada a colônia pelos espanhóis, estes lhe deram o nome de Hispaniola (ou Espanhola), e fundaram a 1ª igreja, a 1ª universidade, o 1º hospital, o 1º engenho açucareiro e, como era de se esperar, surgiram os primeiros abusos e descumprimentos de tratados com os nativos.

Durante o século 16, Hispaniola tinha uma boa condição econômica, mas, depois da conquista de Terra Firme (as porções continentais da América do Norte e da América do Sul), a ilha foi caindo no esquecimento e ficou relegada a 2º plano, cada vez mais empobrecida, sofrendo ataques de corsários - navios piratas - ingleses, que destruíam e saqueavam as cidades e populações.

Depois de mais de 300 anos de domínio espanhol, com interferências de franceses e haitianos, o país tornou-se finalmente independente em 1821.

Depois da independência, houveram vários conflitos e até um breve retorno ao domínio espanhol. 

O país foi ocupado pelos EUA entre 1916 e 1924 e, depois de um breve período de prosperidade, veio a ditadura de Rafael Trujillo, que durou até 1961. 

Trujillo era membro da Guarda Nacional fundada pelos EUA para combater os nacionalistas. Chegou ao poder em 1930 num golpe de Estado e governou até a sua morte. Mudou o nome da capital do país de Santo Domingo para Ciudad Trujillo e apropriou-se da maior parte da terra arável para si e para a sua família, fazendo o que ditadores costumam fazer. 

O seu regime foi marcado pela repressão, pelo uso de tortura e por assassinatos políticos. Em 1937, ordenou o massacre de mais de 30 mil imigrantes haitianos. Em 1959, após o assassinato das Irmãs Mirabal, o regime começou a decair rapidamente, até que Trujillo foi assassinado em 1961.

Para saber mais sobre o regime de Trujillo, leia A Festa do Bode, do escritor Mario Vargas Llosa.

A guerra civil de 1965 foi encerrada por uma intervenção liderada pelos EUA e seguida pelo governo autoritário de Joaquín Balaguer (entre 1966 e 1978). 

Desde então, a República Dominicana se moveu em direção à democracia.

Está planejando uma viagem para a República Dominicana? Conta aí se este post ajudou a tirar as tuas dúvidas!

Já esteve na República Dominicana? Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!

Acompanhe nosso Instagram para ver muitas fotos e dicas das nossas viagens! Nesta viagem pelo Caribe e América Central, usamos nas redes sociais a #LipenoCaribe, espia lá!

História da República Dominicana
os índios taínos viviam nesse paraíso desde o século 6, organizados em cacicados


Cristóvão Colombo desembarcou na ilha em 1492 e bagunçou tudo

História da República Dominicana
 foram mais de 300 anos de domínio espanhol, com interferências de franceses e haitianos

História da República Dominicana
 neste período, os espanhóis fundaram a 1ª igreja do continente, na cidade Santo Domingo, que foi a 1ª capital do Império Espanhol no Novo Mundo

História da República Dominicana
depois da conquista de Terra Firme, a ilha foi caindo no esquecimento, cada vez mais empobrecida, sofrendo ataques de corsários - navios piratas - ingleses

História da República Dominicana
o ditador Trujillo era um megalomaníaco - como costumam ser os ditadores - que mudou o nome da capital do país para Ciudad Trujillo e apropriou-se da maior parte da terra arável do país para si
Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: